quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"Ê Saudade, que bate no meu coração..."

Semana passada formei! E tive a honra de ser a oradora da turma, segue o texto que escrevi para esse momento tão especial!

É, chegou a hora. Muita coisa passou, muita coisa mudou e agora estamos aqui. É difícil olhar para traz e imaginar nossa vida sem tudo isso. Todas as amizades, as conversas jogadas fora, os estudos, as baladas. Tudo de certa forma se transforma. E nunca mais seremos os mesmos.

Entre tintas e elefantinhos nos conhecemos. Dias tortuosos. Entre ovo, farinha, palitinho e pedágio formavamos um link incrivelmente forte. Uma ligação que naquela hora era impossível prever sua importância.

Achamos tudo muito estranho no inicio, era tudo tão difícil. Estudávamos por horas a saudade de casa apertava, a tentação de fugir dali era forte. E quantas semanas de provas nos deixaram loucos e com vontade de desistir, de sair correndo e fugir para o colo da mãe.

Mas já não éramos mais crianças e tínhamos que sobreviver, daí surgem as festas, Ah o DA!! Quantas histórias, quantas lembranças. Quanta coisa aconteceu. Algumas é melhor esquecer, mais a maioria lembraremos para sempre.

E tinha também as prés, os churrascos, a vida parecia seguir um calendário estranho de festas, entre idas e vindas para a casa, acostumamos com Itajubá. Uns gostando outros nem tanto. Mas sempre com aquele sentimento que para nós estudantes era a cidade perfeita.

E os anos passaram, as amizades fortaleceram. Nos vimos assim sem saber fazer nada sozinhos. Juntos para estudar, fazer compras, ir pro DA, ir a missa, almoçar, ver filme ou até mesmo fazer nada. Esses colegas se transformaram em amigos e agora são irmãos. A experiência de viver em república é inigualável. Laços tão fortes que eu achava impossível existir em pessoa sem o mesmo sangue. É impressionante a importância que tudo isso tem.

Mas nem tudo são flores. Sofremos também por aqui. Às vezes passamos fome, com preguiça de cozinhar, ou sem dinheiro e com vergonha de ligar pra casa e falar que havia gastado todo o dinheiro com as festas. Choramos também de saudade, como é ruim parar e pensar que longe daqui sua família vive sem você, os irmãos crescem, se casam, muita coisa muda, e a gente meio que perde. Desilusões, “nabos”, e tantas coisas. Injustiças incríveis como a vez que estudou tanto para a prova, perdeu todo o fim de semana e sua nota é um lindo 10, de 100.

Nessa hora, você olhava para o lado, e lá estavam eles, seus amigos. Chorando, sorrindo lá estavam eles.

E agora, olhamos para estes mesmos rostos que nos acompanharam por todo o caminho e somos obrigados, de maneira cruel, a dizer adeus. Um dia-a-dia construído por 5 anos, muda radicalmente. Muitos ainda não sabem para onde vão, outros já sabem. Mas todos tem a certeza que vão mudar a vida. Crescer, viver, amadurecer.

De repente a gente percebe que tudo aquilo ficou pra trás. E não é com tristeza que olhamos nossos amigos, é com imensa admiração. É com carinho que abraçamos a cada um e falamos muito obrigada.

A distância não separa aqueles que não querem esquecer. Tenho certeza que o que foi construído permanece: Para Sempre.

Não tem como falar só de nossos amigos. Temos os mestres que tanto nos ajudaram, atrapalharam, inspiraram e revoltaram. E as vezes não entendemos o porque disso, ou daquilo, e injustamente gritamos e ficamos irritados. Mas agora, com olhar profissional, e já não mais de estudantes, vimos que eles sabiam o que faziam, ah sabiam. E a vocês, também o nosso muito obrigado!

Agora chegou a hora, deixamos de ser estudantes e nos tornamos profissionais. Deixamos de pagar meia no cinema, para entrar com a cara inteira na vida. Lutar, crescer, ganhar. Tudo aquilo que imaginamos em 5 anos esta ali, a dois passos. A ansiedade grita, a saudade dói. Mas todos aqui têm a certeza que é hora de partir, seguir em frente, conquistar o mundo. Afinal, estamos aqui para isso. Passamos 5 anos de nossas vidas para nos preparar para esse momento, o momento em que somos lançados, pelas mãos dos nossos queridos mestres, no mundo.

Cuidado! Dizem aquelas pessoas que estavam ali o tempo todo. Nossos pais aparecem agora, com os olhinhos apertados de vontade de chorar. E é com muito amor que dizemos agora, OBRIGADA, pela a vida, pelo apoio, pela compreensão. Por tudo e por algum detalhe que esquecemos de dizer. Muito obrigada.

Obrigada também a tanta gente que participou disso, companheiros, filhos, parentes e amigos.

Parabéns a você, ou melhor, a nós formandos 2010, parabéns e boa sorte. Que com Deus a gente consiga seguir em frente e ir além. Honrar o nome da UNIFEI e levá-lo a todo canto. É hora de ser tudo aquilo que sonhamos. Temos tudo na mão, só falta fazer.

E para nossos amigos, dizemos apenas obrigada e não se esqueçam de mim. Que tudo isso que construímos aqui continue para sempre. Quero nos imaginar daqui a 10 anos, ricos, com filhos, felizes, nos encontrando e lembrando tudo, sorrindo. E o melhor seguindo amigos.

E para terminar, um trecho de um poema de autor desconhecido:

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Nenhum comentário: