domingo, 24 de agosto de 2008

"Tira, a mascara que cobre o seu rosto..."

Mais uma vez “os meus textos da madrugada” me incomodam. Insônia estranha que já dura alguns dias. Sono durante o dia, olhos secos à noite. Já me avisaram que computador tira o sono, mas comigo não é bem assim.

Mas hoje especialmente, depois de uma festa de aniversário com bolo, salgadinho e brigadeiro, o excesso de chocolate me faz pensar em algumas coisas. Estava aqui com os meus botões e decidi viver a vida de maneira mais verdadeira. Já reparou quantas vezes a gente veste máscaras e finge ser algo que não é. A vida é uma grande peça de teatro, e às vezes a gente finge tanto que já não percebe o que é real e o que não é.

Será que tenho sido eu mesma, ou finjo ser algo diferente. Quero acordar amanhã sem máscaras e sem a preocupação de interpretar nenhum papel. Parei para pensar como nós seres humanos estamos sempre escolhendo que papel representar ao invés de simplesmente dançar conforme a música.
Desde crianças escolhemos entre polícia e ladrão, princesa ou bruxa, ranger rosa ou amarela. Estamos sempre fazendo escolha de papéis e mudar não é fácil. Pergunta pro pop do Ensino Médio o que acontece se ele decide “virar” nerd, ou ao contrário. Isso não acontece com facilidade. Não estou falando de personalidade, mas de papéis que assumimos para viver em sociedade.

Sorria para seu vizinho. Não demonstre suas fraquezas. Mostre que você é forte. Não deixe ver que você ficou triste. Finge que esta nervosa para conseguir cooperação. Fale baixo naquele lugar. Faça o papel de bom moço para impressionar. Ele gosta de pessoas felizes. Não ria tanto assim. Solte esse cabelo. Passe uma maquiagem. Ande mais devagar, com elegância. Ela não gosta de futebol. Leia o jornal para impressionar. Fale alto. Sorria mais. Fique sério. Fale. Fique. Sorria. Pense. Aja. Pule. Dance. Pare. Respire. Inspire. Finja...
Máscaras e mais máscaras se acumulam na nossa cara. E nem sabemos ao certo quem somos. Pergunte a todos que você conhece, poucos responderão com firmeza e certeza a pergunta “Quem é você?” Alguns falarão respostas prontas que colocaram no Orkut, mas na verdade estão mais perdidos que todos. Escondem tão fundo o que são que até já esqueceram a verdade.

Queria acordar amanhã (se conseguir dormir) mais eu. Sem máscaras, cara lavada. Eu, do jeito que deveria ser. O grande problema é que sou uma daquelas pessoas que não sabem responder “Quem sou eu?” e eu preciso disso para entender o que é mascara e o que sou eu. O que é real e o que é falso.

“Ser ou não ser, eis a questão”

domingo, 17 de agosto de 2008

"Vou lhe jogar no meu baú..."

Nada acontece por acaso. Mas algumas coisas acontecem para deixar nossa vida mais feliz, nossos ombros mais leves “tirar o nozinho...”. E esse final de semana foi mais ou menos assim.

Começa na quinta à noite, último feriado do ano, vamos aproveitar. Pagode no DA graças ao queridíssimo Caio, quase todas as meninas da sala mais a Vê, muitas risadas...

Duas horas de sono, ainda remoendo a carona perdida... Precisava mesmo ficar na aula de quinta, a paixão por SJC foi menor do que a responsabilidade. Viagem horrível, sem sono e ônibus velho. Sobrevivi!

Sexta. Chego, arrumo a casa, Legião Urbana no último (ouvindo mil vezes a música GIZ), faço um bolo horrível e pão de queijo muito bom. Visitas queridas, risadas boliches, Itajubá em SJC, Taco Loco, Margarita pra alguns, suco de laranja para outros.

Sábado chega. Calçadão pela manhã, fantasia, bolsas e blusas. Shopping a tarde. Reencontro emocionante, Dani, Simone e Kariane. Desde a Univap em 2003 pouquíssimos reencontros, conversas, fofocas, novidades, matando saudades. A Ângela tava junto, “tem horas que a gente se pergunta, por que é que não se junta tudo numa coisa só”. Shopping das 15:00 as 22:00, só conversando. Já se passaram 5 anos, era muita fofoca para colocar em dia.

É tão bom reencontrar amigos. Acho que o maior medo do homem é morrer sozinho, esquecido. Reencontrar pessoas, perceber que ainda é querida e querer bem é algo mágico. É perceber que as pessoas que passam deixam um pouquinho dentro de você, assim como sempre levam algo. “É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”

Queria poder guardar todo mundo numa caixinha, todas as pessoas que eu gosto, que passaram na minha vida, que estão nela agora e que vão passar. Quero ter todo mundo por perto. Queria que a correria do dia a dia, não me impedisse de sentar e conversar. Queria lembrar de ligar só pra dizer “Olá, tudo bem? Como tem passado?”. Mas o relógio corre, as horas passam e os dias acabam. A gente vai levando a vida, meio sem pensar e esquece de muita coisa. Esquece de falar oi para o motorista, de fazer mais amigos, de ligar para os antigos. A gente esquece de dizer “eu te amo’, de dizer “eu me importo com você”. Depois não entende por que perdeu o contato.

É por isso que queria todo mundo na minha caixinha, guardar dentro do guarda roupa, só para nunca mais me sentir sozinha.

"Quero um milhão de amigos
Quero irmãos e irmãs
Deve de ser cisma minha
Mas a única maneira ainda
De imaginar a minha vida
É vê-la como um musical dos anos trinta"

Para terminar do fim de semana, lua linda no céu. Missa e a confirmação de que Deus está comigo. Hoje, para quem não sabe, é dia da assunção de Maria. Que Ela rogue por nós. “Um dia um anjo declarou, que tu era cheia de Deus, agora penso quem sou eu, para não te dizer também, tu és bendita, oh Mãe, nossa rainha”

domingo, 10 de agosto de 2008

"Pai, você foi meu herói meu bandido, hoje é mais muito mais que um amigo..."


Não ia escrever aqui tão cedo, mas hoje, no melhor momento nada pra fazer deu vontade. Tô sem TV, e sem nada pra fazer.

Muitas coisas passam pela minha cabeça. Mais uma vez a minha falta de ação me atormenta e quase estraga o meu DR. Mas eu não vou deixar um detalhe que aconteceu no finalzinho estragar a imagem de uma super festa. Tudo começa com uma chuva violenta e a confirmação que eu tenho o melhor PAI do mundo. Ele esperou a chuva passar acordado aqui em casa...

A festa: a sala reunida (ou quase) muita música, risadas e aquele sentimento de “Ai, metade já foi, será que eu consigo...” Dúvida no ar, sentimento de aperto no peito bate forte, vou sentir falta de tudo isso. Não dos problemas e ruas sem asfalto, mas das pessoas. Rostos que passam pela nossa vida e podem sumir para sempre. Triste. Mas não é o momento. É dia de festa, e como prometido dancei até não sentir meus pés, mentira, eu sentia, e era uma dor absurda... Mas e daí, tudo é superável e suportável perto da oportunidade de ser alegre.

Um dia perfeito, torta de lima, Praça, Vó, Chuva e DA,exatamente nessa ordem. Uma estranha e perfeita combinação. Só faltou a Erikitcha mesmo. Tenho certeza que ela ia adorar... “oooo miiiiiiiiiila 1001 noites de amor com vc...” “With or without you...I can´t liiiiiiiiiive”

Depois de pouquíssimas horas de sono. Almoço com papito. Presentes distribuídos, irmão e pai felizes. Parei pra pensar, o sono me deixa como bêbada. Como eles ficam felizes. “Como é fácil fazer seu pai feliz”. Ser pai é uma responsabilidade muito grande, e ainda há muito do machismo e os beijos e abraços ainda são mais para as mães. Mais esses homens que são responsáveis por metade de você, também gostam de abraços, demonstrações de afeto. Por isso eu grito, canto e digo:



“Pai, eu não faço questão de ser tudo, só não quero e não vou ficar mudo
Pra falar de amor pra você “



Eu sei que é brega, eu sei que é Fabio Jr. Mais fazer o que...


Resumindo tudo então...

Fim de semana: perfeito, amigos, família, DR, carne de cabrito, aula, torta de limão, saudades, burrices, cegueira e lerdeza, cupido, pé dolorido, risadas, fotos, frio, chuva, sem responsabilidades, bolo de aniversário, festa, Dia dos Pais, vacina, estalinho, Vadinho, blusa nova, elogios, madeixas soltas. Não necessariamente nessa ordem, mas a bagunça fez parte de tudo.

sábado, 9 de agosto de 2008

"Espero a chuva cair, na minha casa..."


Sei que prometi a mim mesma que iria escrever menos aqui. Dedicar mais a faculdade e coisa e tal. Mais hoje é impossível me conter. Meus olhos estão secos, sem um pingo de sono, a aula amanhã cedo pesa na minha consciência mais o dia de ontem merece ficar registrado. Mais um dia da série “Coisas que só acontecem com a Thaís”

O dia ontem começou normal, academia, trabalho de SI, troquei de banco e almoço. Uma longa tarde no Lsia fazendo custos, até aí normal. Tudo bem que lá estava eu feliz com uma das minhas saias Hippie quando o João solta a frase “mudou pra ambiental agora”, não sei o que essas pessoas têm contra minhas saias...

Depois de uma tarde tensa e cansativa, nada melhor que fazer algo que realmente eu gosto. Começamos a organizar o Brincando no Campus II, pra quem não sabe o que é, o Brincando é um evento que a gente trás a criançada do bairro pra brincar, tem comida, brincadeira educativas e recreativas. Ano passado foi ótimo, e depois ainda teve futebol de sabão pros monitores...dores musculares inesquecíveis....

Eu tava meio distraída durante a reunião, confesso. Nem cumprimentei direito um amigo que não via a algum tempo, esquecia das coisas que ia falar...tava meio em alfa...muito sono eu acho. Mas deu certo... O brincando II já está em movimento!! EBA!!

Mais o mais hilário foi na aula de direito, estávamos todos no Lsia, lá fora uma chuva torrencial já fazia algum tempo...algumas horas pra ser exata. Quando de repente.....Bum, acaba a luz na Unifei....aquilo virou um breu absurdo....ninguém via nada . Peguei carona com a irmã do Burga, carro lotado, deixa um, deixa outro, falta só a Thaís....

(música de suspense )
Meu prédio estava alagado!! Não dava pra passar de carro, e a pé também não! Ligo pra Ângela e ela não estava em casa...Morrendo de vergonha vou pra casa do Burga...a chuva não para....eu morrendo de vergonha, o Aboláfio liga e o Burga conta, morrendo de rir da minha situação. Liguei pra Tia Dite,a Rê atende, pedi um teto, um cantinho pra passar a noite, afinal estava desabrigada!!! Eles me acolheram

Nunca ri tanto....o Ju então, nem falo....se divertiu com a minha situação... Mas foi legal... Quase uma noite de férias...fiquei conversando e vendo jorges na TV com a Rê. Muitas risadas...
Agora já em casa, volta a rotina. Pra piorar minha situação entrei pro Unibairros, mais trabalho pra minha cabeça. Eu não sei pq eu pego essas coisas. CASA, Unibairros, BCP... Ah! Eu ainda fico louca...
Sábado tem meu DR/2!!!! Vou me divertir Horrores!! nem acredito que chegou!!

"Extravasa, libera e joga tudo pro ar, eu quero ser feliz antes de mais nada"


quinta-feira, 7 de agosto de 2008

"Meus textos da madrugada..."

“É, o Computador apagou minha memória” mas hoje voltou os meus textos da madrugada. Nunca sai boa coisa quando eu escrevo quando não consigo dormir. Mas hoje, precisava desabafar, estou irritada. Nem figura me darei o trabalho de procurar.

Não sei por que estou irritada, até sei, mas pensar que é por isso me machuca. Machuca fundo, de verdade mesmo. A TPM ajuda a piorar tudo, o mundo fica mais irritante e minha paciência beeeeeeeeem menor, mais não é só por causa dela que eu estou irritada. Seria uma ótima semana para ficar trancada em um chalé bem longe de tudo e de todos.

Tento desviar o meu pensamento do quê me irrita. Não adianta muito, caraminholas percorrem os assuntos mais tenebrosos e depressivos. Percebo-me sem rumo e sem perspectiva de melhoras. Momentos da vida que você não sabe o que faz, para onde vai e nem por que veio. O que me trouxe aqui? As minhas escolhas, eu sei, mas será que foram certas?

Fica a dúvida...

Volta a dúvida...

Remoer a dúvida?
Fugir da dúvida?
Dúvidas...

Mais aí, o lado positivo vem me dizer. Acho que meu anjo da guarda mostra que esta a meu lado e sopra no meu ouvido:

_ Amanhã será um novo dia, o que é problema hoje será passado amanhã, o que é difícil será fácil e o que é dúvida será esclarecimento...

Como será o amanhã? Responda quem puder. O que irá me acontecer? O meu destino será como Deus Quiser”